No ano de 2013, nós do Athenas Grupo Educacional (composto por 5 IES, UNIMETA em Rio Branco/AC, FAP em Pimenta Bueno/RO, UNIJIPA em Ji-Paraná/RO, FSP em Rolim de Moura/RO e FAPAN em Cáceres/MT) iniciamos as experiências no uso de disciplinas na modalidade EAD em cursos de graduação presencial. Inicialmente nos servimos da portaria nº 2253/2001 do MEC que permitia a oferta de até 20% da carga horária em EAD em cursos presenciais reconhecidos. Em 2016 a Portaria MEC nº nº 1.134/2016 apontava para o caminho da hibridização do ensino, uma vez que a partir de então bastava a IES ter um curso reconhecido para que pudesse ofertar até 20% de sua carga horária na modalidade EAD em todos os seus cursos.

Desde então tivemos diversas experiências no uso de diferentes plataformas. Começamos em 2013 usando a Plataforma Moodle, conhecido LMS livre, customizado para as nossas necessidades no momento. Posteriormente ainda tivemos experiências com o desenvolvimento de plataforma próprias e outras em testes mais breves. Nesse período registramos muitas resistências do aluno matriculado em cursos presenciais ter que fazer disciplinas em EAD.

Porém, no segundo semestre de 2018 implantamos o uso do Canvas LMS, uma plataforma global de amplo uso no mundo, nascida em nuvem. A proposta do LMS é simplificar, pensado para ser móvel, aberto e colaborativo.* Essa mudança aparentemente simples representou uma guinada significativa na recepção do EAD em nossos acadêmicos.

Os gráficos abaixo ilustram bem os registros de problemas que tivemos antes do Canvas LMS e depois dele. Eles são resultados do acompanhamento semestral realizado pelo setor de EAD na oferta das disciplinas comparando os dois semestres de 2018.

Athenas 1

Athenas 2

Como pode-se perceber, ao comparar os dois semestres analisados, os problemas decorrentes de dificuldades no manuseio do AVA, praticamente zeraram após a implantação do Canvas LMS. Problemas relacionados com o AVA em 2018.1 somavam 68%, número que caiu para 8% após a mudança. Em nossa avaliação, uma plataforma simples e intuitiva minimiza até mesmo dificuldades ou resistências por parte dos alunos, que muitas vezes manifestam insatisfação com a modalidade EAD, quando na verdade estão enfrentando barreiras de navegação e acessibilidade. Com o Canvas LMS praticamente zeramos as reclamações.

Mensurar a eficiência dos novos processos é sempre um desafio, quando se trata de medir melhoria em aprendizagem, mais ainda. Ao implantar diversas mudanças ao longo dos 6 anos de experiências com a oferta de disciplinas na modalidade EAD em cursos presenciais, procuramos sempre avaliar os melhores caminhos, tanto do ponto de vista da oferta de metodologia e conteúdo, quanto do uso de diferentes plataformas. No momento, o uso do LMS Canvas tem se mostrado bastante eficiente, dado sua dinâmica ao mesmo tempo bastante simples, porém com muitas possibilidades de interatividade e integração com diferentes recursos de aprendizagem.

 

Siga aprendendo,

Prof. Dr. Marcos Aurelio Marques

Diretor de EAD - Athenas Grupo Educacional

 

*Informações retiradas do site da empresa no Brasil. Disponível em: https://www.canvaslms.com/brasil/. Acesso em: 10 abr. 2019.