Uma das maiores vantagens que minha faculdade tem sobre o ensino médio que fiz é o uso do Canvas. Eu levei algum tempo para aprender como usá-lo adequadamente, mas quando aprendi, meu aprendizado se tornou muito mais gerenciável.

Alguma vez enquanto estudante você já separou materiais para as classes em distintas mochilas e bolsas e acabou se perdendo ou esquecendo pastas, livros ou cadernos para as atividades em casa? Na minha opinião essa é a mesma sensação quando usamos muitas tecnologias em sala de aula ao invés de centralizar tudo no Canvas. 

No último semestre, eu tive dois professores que optaram por não usar o Canvas. Neste semestre, eu tive um professor que colocou em nossa classe o Canvas e todos eles nos pediram para enviar por e-mail nossas tarefas. Todas essas maneiras diferentes de nos monitorar como estudantes e enviar atividades ficam confusas, e fazem com que nos esqueçamos de enviar as tarefas.

Meus professores que usam o Canvas de forma integral o adoram, porque permite dar notas de forma automática, criar discussões em grupo para nossas classes, entregar dissertações e a manter tudo em um só lugar, arquivando tudo por nós, alunos. Eles ainda podem ver quais alunos clicaram nas instruções e nos links das aulas.

Imagino como deve ser cansativo como professor ter de receber e-mails de todos os seus alunos, abrir e ler cada um deles, classificá-los e enviar feedback por e-mail. No Canvas eles apenas nos enviam seus comentários como uma mensagem anexada.

"NÃO DEDICAR UM TEMPO PARA APRENDER COMO USAR O CANVAS TORNA O APRENDIZADO MAIS DIFÍCIL A LONGO PRAZO"

O Canvas também é útil para os alunos. A agenda, a lista de tarefas, o aplicativo do Canvas e sua classificação de cores torna a nossa vida mais fácil. Quando temos de trabalhar com distintas regras de envio de tarefas a cada professores (por e-mail, em mãos, pelo Canvas e, às vezes, por outra plataforma eletrônica) fica fácil perder as datas de entrega ou confundir os trabalhos atividades.

O maior problema quando os professores não usam o Canvas é que fica mais difícil saber qual é sua a nota desta aula específica. Quando eles usam a plataforma não apenas tudo aparece em um só lugar – atribuições, comentários, discussões, palestras, notas — mas você ainda pode ver qual é sua nota e como ela foi calculada para você. Desta maneira, você pode descobrir em quais aulas onde precisa se esforçar mais e em quais aulas você pode faltar um dia ou dois por exemplo. 

O Canvas é especialmente útil perto da fase de trabalhos. Quando você precisa de todo o tempo possível para estudar, é extremamente frustrante se sentar em uma aula de revisão quando você poderia estar terminando um trabalho ou revisando notas de outra matéria que você terá um teste em breve.

Eu tive duas aulas online que aderiram ao Canvas de forma integral até agora. Além de mais flexibilidade com o cronograma, tudo ficou mais fácil porque as aulas e os materiais de leitura estão sempre lá, bem como tudo o mais que eu mencionei. Metade das minhas melhores notas até agora foram das minhas aulas online. Isso comprova o quanto o Canvas pode ser vantajoso quando você o usa realmente, incluindo o uso por professores.

*Nota do editor: Este artigo foi publicado em The Daily Utah Chronicle, a organização de alunos da Universidade de Utah. Ele foi republicado com permissão.

 

Experimente a Versão Gratuita do Canvas por tempo ilimitado e veja como ele facilita o ensino e o aprendizado. Visite: www.canvaslms.com/brasil e faça seu cadastro para utilizar o Canvas, LMS aberto e com integrações que o auxiliam na sala de aula.