COVID-19 - Recursos e Updates Saiba Mais

"...Há apenas um momento importante – o agora! É o momento mais importante, porque é o único momento em que temos poder."
– Leo Tolstoy, As Três Perguntas
 

Em resposta à pandemia do COVID-19, muitas escolas, faculdades e universidades estão ajudando professores e alunos a se prepararem para continuar o ensino de maneira remota. Esta série sobre planos de continuidade de ensino sintetiza alguns elementos-chave dos muitos recursos e recomendações compartilhados na Comunidade Canvas. Na Parte 1 pontuamos três iniciativas que as instituições podem tomar ANTES de uma crise. Agora vou abordar atividades cruciais que devem acontecer DURANTE um evento inesperado para continuar o ensino.

Observe que essas ideias não precisam esperar até que algo cancele as aulas presenciais; recomendamos um planejamento e preparação antecipados.

Foco e priorização são cruciais nesta fase. Se você começar com as atividades mais importantes e urgentes ajudará professores, alunos e funcionários a se manterem saudáveis e durante este período. Para cada ideia que tiver, pergunte a si mesmo: "isso é extremamente importante para o aprendizado?” E, “isso é realmente urgente para a experiência do aluno?"

Concentre os professores na adaptação e capacitação, não na transformação
Um dia, pesquisadores e profissionais de EaD poderão analisar a urgência e rapidez que foi necessária para migrar ao ensino online durante o período do coronavírus. A partir daí será possível entender o que foi bom, o que foi ruim e o que não funcionou. Porém, hoje, devemos lidar com o agora: as escolas que migraram temporariamente para o ensino à distância devem tirar o melhor proveito disso, mesmo com professores ainda não muito confortáveis e bem treinados na prática da modalidade. Não há tempo a perder, e atitudes positivas podem ajudar colegas e alunos por meio dessa experiência.

É difícil para mim dizer isso, mas, em uma crise como essa, os professores que são novos no EaD devem buscar adaptar suas práticas de ensino atuais para o ambiente online. A maneira mais eficiente de continuar o ensino é a que Graham se refere como possibilitar usos de tecnologia – com ambientes e ferramentas online que permitam resultados equivalentes e com o mínimo de interrupções possíveis.

Para professores que usam o Canvas, seguem abaixo algumas das sete principais ferramentas para se adaptar ao ensino remoto:
1. Utilize postagens de Comunicados para notícias e atualizações.
2. Agende Conferências, palestras e discussões ao vivo utilizando ferramentas como BigBlueButton ou Zoom (mas certifique-se de ter sempre um plano B se tiver problemas de conexão).
3. Compartilhe sessões gravadas de semestres anteriores (ou crie novas rapidamente usando ferramentas como o Snagit), para oferecer assim opções aos alunos quando eles não puderem participar ao vivo.
4. Compartilhe Arquivos – mas apenas aqueles que os alunos precisarão.
5. Inicie Discussões no Canvas (ou em ferramentas de bate-papo como o Pronto) para responder à perguntas e para tirar dúvidas sobre tarefas.
6. Crie Tarefas com data e prazo de entrega definidos para manter os alunos no cronograma e facilitar a correção de trabalhos com o SpeedGrader.
7. Organize seu conteúdo em Módulos, trabalhando de forma cronológica e defina esta ferramenta como a página inicial de seu curso no Canvas. Desta forma você simplifica a navegação para os alunos.

Por último, mas não menos importante, os professores devem ocultar as ferramentas que os alunos não precisam (e não se esqueça de publicar seu curso!)

Um simples checklist poderá te ajudar na rápida adaptação ao ensino remoto. Veja alguns exemplos U Central Florida, Quality Matters, TLI.

Compartilhe materiais e modelos prontos de um curso
Por falar em qualidade, incentive professores com maior experiência no EaD a compartilhar materiais (e aprendizados) com os colegas, especialmente quando um curso tiver muitas seções e for ministrado por vários educadores. Em um mundo ideal, procure fazer com que seus materiais sigam o padrão Open Educational Resources (OER) e os termos de licença do Creative Commons.

O Canvas Commons permite que educadores acessem uma variedade de recursos OER e isso pode ajudá-los a começar seu curso. O Commons permite localizar, visualizar, importar e combinar materiais de um curso. E, nesse sentido, você também pode escolher se os seus conteúdos serão compartilhados com o departamento, instituição ou a comunidade.

Modelos pré-estruturados de um curso podem ajudar os professores a começarem mais rapidamente no EaD . Compartilhamos aqui uma template básica para a criação de um curso e da página inicial.

Não se esqueça dos alunos
Os alunos precisarão ser informados sobre o que fazer caso algum imprevisto ocorra. Por isso, é essencial manter uma comunicação frequente, consistente e simplificada. Considere oferecer um checklist para seus alunos, como no exemplo da Western Washington U.

Alguns alunos serão mais afetados pela crise ou mudança ao EaD do que outros, incluindo os que adoecem, os que precisam cuidar de outras pessoas e portadores de deficiências que precisem conteúdos em formato acessível. Os professores devem comunicar sua disposição para acomodar necessidades e circunstâncias individuais de cada um.

E, embora acreditemos que muitos alunos sejam “nativos digitais”, não podemos assumir que todos tenham igual acesso à tecnologia e conectividade. As instituições devem ter uma estratégia para ajudar os alunos a se manterem conectados, por exemplo, recomendando provedores de internet de baixo ou nenhum custo, ou até mesmo fornecendo subsídios para o acesso.

A equipe de suporte técnico deve estar preparada não apenas para um aumento de perguntas dos alunos mas também para apoiar aqueles que têm professores com dificuldades de se adaptar ao ambiente online.

Os professores devem incentivar a colaboração entre os alunos, fornecendo acesso à ferramentas de comunicação do LMS ou por meio de ferramentas integradas de parceiros como Pronto, Zoom, Google Apps, ou Office 365:

– Crie um fórum de perguntas e respostas para cada turma e peça a colaboração de todos
– Configure fóruns específicos por tarefa, com perguntas e respostas específicas de conteúdo
– Crie atividades de apoio em dupla ou em grupo. Os Grupos do Canvas permitem uma configuração rápida e fácil.

Por fim, verifique se o seu curso possui links para o Guia do Estudante do Canvas e outros materiais de suporte técnico.

Sempre que uma situação inesperada força o fechamento de aulas presenciais há o surgimento de ansiedade, incertezas e cargas adicionais de trabalho para continuar o ensino. Ao planejar com antecedência, comunicar seus planos de forma clara e consistente e manter o foco nas prioridades é possível tornar esta fase mais fácil e tranquila para todos.

Esperamos que a informação seja útil e que professores, alunos e equipes possam estar mais capacitados para eventuais acontecimentos futuros.

Siga Aprendendo,
Jared